Google Confirma e Dá Mais Peso para “Horário de Abertura” de Empresas Como Fator de Classificação

Google Confirma e Dá Mais Peso para “Horário de Abertura” de Empresas Como Fator de Classificação

De acordo com Joy Hawkins, da Sterling Sky, a partir de um “Core Update” do Google feito em novembro de 2023, observou que as horas de abertura de um estabelecimento passaram a ter um impacto massivo no posicionamento dos resultados de buscas.

Em resposta a essa discussão, o Search Liaison do Google confirmou as observações feitas, dizendo que o período de abertura de uma empresa já era um fator considerado para consultas “não-navegacionais”, e que agora isso passou a ser um critério muito mais forte de classificação.

Mas afinal, o que são consultas “Não-Navegacionais”?

O primeiro ponto importante para se destacar, é que, em meio a essa discussão toda sobre o horário de funcionamento das empresas, a equipe do Google confirmou que a “abertura” da empresa fazia parte do sistema de classificação locais, como dito anteriormente. Essa informação, por si só, resulta em muito mais atenção a esse aspecto.

Porém, o Google não só confirmou que esse é um fator utilizado, como também confirmou que agora, esse critério ganhou muito mais peso. Porém, o Google colocou que o peso é para consultas “não-navegacionais”, ou seja, para pesquisas mais genéricas, que dizem respeito a um tópico geral, como por exemplo, “restaurantes”. Sendo assim, podemos inferir que buscas específicas, com o nome de uma empresa em particular que se deseja encontrar, não devem ser afetadas.

Preocupações sobre manipulações no fator “abertura”

Com a informação dada pelo Google, é natural que muitos questionem a respeito do controle de manipulações. Afinal, já que esse é um fator de grande impacto em buscas locais, o que impediria agora que todas as empresas alterem seus horários de abertura para aparecerem melhor classificados nos resultados de busca?

A primeira resposta para isso é meio óbvia: evitar a frustração do cliente que pode estar buscando um local em aberto no momento, e ao chegar lá, encontrar o estabelecimento fechado. Só isso deveria ser suficiente para evitar as manipulações, pois os impactos podem ser muito negativos e a “frustração” ser compartilhada em diversos canais, não somente no próprio Google, o que poderia prejudicar a imagem dessa empresa.

A segunda resposta é que o Google já afirmou que, caso isso aconteça, há a possibilidade dessa empresa receber um recém projetado e-mail de suspensão do Google Business.

Conclusão

Não se deixe levar pela tentativa de manipulação a partir da informação de que o horário de abertura do seu estabelecimento pode resultar em melhor posicionamento nas buscas do Google.

Além de evitar um problema de imagem da sua empresa, você também evitará uma suspensão do serviço Google Business pelo Google.

Contudo, fique atento as atualizações. Estabelecimentos físicos locais devem manter seus horários de funcionamentos atualizados, especialmente durante os períodos de festas e feriados, uma vez que pode influenciar a visibilidade de sua empresa nas pesquisas locais, trazendo mais clientes caso a empresa esteja funcionando nesses períodos, e evitando problemas caso não esteja e você se esqueça de atualizar essa informação no Google.

Paulo Moreira

Eu sou o que eu faço profissionalmente? Eu sou meu crachá? Se sim, tenho experiências como gestor de negócios digitais, em especial e-commerce's e marketplace's, além de ser professor, colunista e palestrante. Tenho formação em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Se não, sou inventor, escritor, criador de conteúdo, artista, humorista, companheiro, filho ... e assim por diante. Ou seja, sou só mais um cara comum com muitas ideias.