Calculadora de custo de reunião no Google Meet

Calculadora de custo de reunião no Google Meet

O Google Meet lançou alguma ferramenta própria para cálculo do custo de uma reunião? Aparentemente, a resposta é não. Prossiga na leitura para saber mais a respeito.

Talvez você já tenha visto por aí essa imagem (abaixo), que simula uma reunião do Google Meet no qual há um elemento a mais: o “Custo Estimado da Reunião”.

Muita gente na comunidade brasileira compartilhou essa imagem e anunciou esse recurso do Google recentemente.

Contudo, todas elas (ao menos todas as que eu vi) tem um mesmo problema: carece de fonte.

Pois bem, após isso, eu fui investigar um pouco mais a fundo.


O que diz a comunidade oficial do Google Meet

Pesquisando na comunidade oficial do Google Meet identifiquei que por lá circula uma imagem bem parecida (só que em inglês), além de um tópico questionando a respeito desse recurso. Deixo a imagem abaixo e o link aqui.

A pergunta feita por lá foi “How can i calculate a Meeting cost?”. Um usuário indaga, citando a imagem acima, como fazer para incluir o “custo da reunião no Google Meet”. A resposta até agora é um silêncio absoluto, seguido de um tópico trancado e fechado para novos comentários. A pessoa que responde é um usuário expert Google Product Platinum, que mesmo com a imagem em anexo, parece nem ter entendido a pergunta.


Então, de onde veio isso?

Uma vez que não há nenhum indício oficial, resolvi investigar a imagem em si, e o resultado foi uma imagem que circulou bastante, em especial, no Linkedin.

E no Linkedin, pude descobrir alguns usuários, em tom de brincadeira, creditando um perfil do Twitter, local que constantemente é origem desse tipo de “mal-entendido”.

O usuário que iniciou essa brincadeira foi o @0xgaut, e a coisa viralizou. Com mais de 120 mil curtidas e mais de 13 mil retweets, ao que tudo indica essa foi a origem do tal “novo recurso do Google Meet”, ou melhor, no Calendar. Inclusive, o próprio usuário que citei avisa que seu perfil possui tweets satíricos e brincadeiras.

Aqui nas terras tupiniquins, tudo leva a crer que alguém pegou a brincadeira do exterior, e adaptou para uma versão brasileira. Podemos notar nas duas primeiras imagens desse texto que, apesar de bastante diferentes, elas possuem a mesma lógica. Contudo, diferente da imagem original, não consegui encontrar a origem da versão da imagem brasileira.


Considerações Finais

Como pudemos ver até aqui, a conclusão que podemos chegar é que o Google Meet não lançou nenhuma ferramenta para realizar o cálculo do custo de uma reunião. Contudo, dada a repercussão, parece algo que muitos usuários gostariam que tivessem.

Navegando na internet, é possível encontrar várias ferramentas que se propõem a fazer isso, incluindo algumas extensões para Google Chrome.

Por exemplo, encontrei o Meeting Calcutor Pro 7. Esta é uma ferramenta bem simples e gratuita que eu testei e que pode apoiar algumas pessoas a atingir esse objetivo.

Deixarei no final desse texto algumas outras opções, que variam desde aplicativos e websites para cálculo gratuitos até recursos pagos e/ou inclusos em outras ferramentas de mercado.

O grande ponto de atenção aqui é, mais uma vez, a repercussão de informações sem a devida busca pela fonte e veracidade. Nesse caso, uma coisa que iniciou como uma simples brincadeira se transformou em verdade para muitos, e por isso é tão importante nos atentarmos no “como” compartilhar uma informação.

Talvez essa divulgação sobre esse falso recurso do Google Meet não resulte diretamente em nenhum dano, mas todos nós sabemos o quanto a desinformação pode ser prejudicial a toda sociedade. Fake News é um tema que nos últimos anos só cresceu e que, ao que tudo indica, só irá crescer dado a velocidade do desenvolvimento das novas tecnologias, como por exemplo, as inteligências artificiais.

Por isso, fiquem de olho! Estejamos todos atentos!


Opções que encontrei na web para o Cálculo do Custo de Reunião:

É isso, espero que tenham gostado desse conteúdo, e caso sim, compartilhem a informação! Até a próxima.

Paulo Moreira

Eu sou o que eu faço profissionalmente? Eu sou meu crachá? Se sim, tenho experiências como gestor de negócios digitais, em especial e-commerce's e marketplace's, além de ser professor, colunista e palestrante. Tenho formação em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Se não, sou inventor, escritor, criador de conteúdo, artista, humorista, companheiro, filho ... e assim por diante. Ou seja, sou só mais um cara comum com muitas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *