Comércio Eletrônico nos EUA ultrapassam US$ 1 trilhão pela primeira vez

Em 2022 o e-commerce nos EUA atingiram US$ 1,03 trilhão, segundo análise do Digital Commerce 360 sobre os números divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA em 2023. Isso marca a primeira vez na história que a receita do e-commerce ultrapassa o nível de US$ 1 trilhão. Também está acima dos US$ 960,44 bilhões atingidos em 2021. Essa marca notável de vendas trouxe também um ligeiro aumento na penetração do comércio eletrônico, alcançando 21,2% em 2022, frente a 21% em 2021.
Ainda vale ressaltar que as vendas no e-commerce cresceram 7,7% em 2022 em relação a 2021. Contudo, isso representa uma grande queda na taxa de crescimento, se compararmos o crescimento de dois dígitos do e-commerce em cada um dos últimos 5 anos. De fato, esse é o menor crescimento desde 2009, que foi de 2,8%.
Ao atingir 7,7%, o crescimento das vendas no e-commerce em 2022 continuou ligeiramente superior ao crescimento total das vendas no varejo, que foi de 6,8% em 2022. Esse foi o crescimento anual total das vendas que mais que chegou mais perto de alcançar o crescimento do e-commerce.
A participação do comércio eletrônico no crescimento total do varejo em 2022 foi de 23,9%. Isso é inferior aos 25,2% de participação no crescimento das vendas totais no varejo conquistado em 2021, e muito abaixo do recorde de 84,2% que ocorreu durante a pandemia em 2020.
Embora os picos recordes de vendas online da pandemia tenham diminuído, as vendas trimestrais do e-commerce continuaram a crescer em 2022 nos EUA. Porém, o que podemos ver é que a velocidade do crescimento por lá está diminuindo.
Em 2021 e em 2022, o e-commerce teve a participação mais lenta registrada no crescimento total do varejo durante dois anos consecutivos, uma indicação de que as vendas offline caminham nos EUA para alcançar o e-commerce após a pandemia do Covid.
Outra indicação dessa desaceleração no ritmo de crescimento do e-commerce é a taxa composta de crescimento anual (CAGR) do e-commerce. Numa análise de 5 anos, o CAGR permaneceu em 18,4% ao final de 2022. Contudo, ao olharmos um período de 3 anos, com foco no período pós-pandemia, o CAGR apresenta um crescimento de 21,9%, isso graças a forte mudança para o e-commerce no início da pandemia.
