PIX: 3 anos de história!

Pode não parecer, mas no dia 16 de novembro de 2023, o PIX completou 03 anos de existência na vida dos brasileiros. E os números dessa modalidade são muito espantosos!
O Pix, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, possui mais de 155 milhões de usuários cadastrados.
Considerando que de acordo com o Censo de 2023, o Brasil possui 203 milhões de pessoas, é como se 76% de TODAS as pessoas do país, fossem usuários.
Nesses 3 anos, mais de 29 TRILHÕES de Reais foram movimentados. Isso seria algo em torno de 142 mil reais por habitante do Brasil em 3 anos, ou 47 mil reais por ano, ou quase 4 mil reais por mês!
Até 31 de outubro de 2023 foram 66,5 BILHÕES de transações via PIX, uma média aproximada de 22,1 BILHÕES de movimentações PIX por ano!
Atualmente, o PIX realiza mais de 150 milhões de transações POR DIA, o que dá mais de 1736 transações por SEGUNDO, sendo que 99% delas são liquidadas em menos de 1 segundo. Comparando novamente, é como se 73% de todos os brasileiros realizassem 01 PIX por dia!
O pico de movimentações em um único dia foi de 168 milhões de transações registradas, o que ocorreu recentemente, no mês de outubro de 2023. E o movimento financeiro recorde em um único dia foi de R$ 1,2 Bilhão (dezembro de 2022).
No primeiro semestre de 2023, foram um total de 17,6 bilhões de transações via PIX, o que corresponde a 93% do total de transações bancárias no período, um número realmente impressionante!
E o seu e-commerce, está preparado para essa realidade? Será que iremos superar os números recordes de movimentação financeira na próxima Black Friday?

Outras modalidades:
- O Banco Central também divulgou que em 2024 será lançado oficialmente o Pix Automático, e promete substituir o débito automático. Essa modalidade permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes, como faturas de água, luz, telefone, serviços de streaming e outros.
- Além disso, estão nos planos do Banco Central o lançamento do Pix “offline”, isto é, sem a necessidade de internet, o Pix Garantido, que permitirá o parcelamento via Pix e o Pix Internacional, ambos, sem data de lançamento.
- Lembrando que já existem outras modalidades interessantes do Pix, como o Pix Agendado, o Pix Saque e o Pix Automático. Esses dois últimos permitem os clientes sacarem dinheiro ou receberem os valores em espécie de um ponto de venda qualquer, como uma padaria, supermercado, posto de gasolina ou loja de conveniência.