Google mudará as classificações para priorizar conteúdos de primeira mão

Google mudará as classificações para priorizar conteúdos de primeira mão

O Google anunciou mudanças nas buscas para priorizar conteúdos que demonstrem ser conhecimento de primeira mão, ou seja, conteúdo original, além de uma nova forma de fornecer resultados personalizados.

O Google anunciou recentemente diversas atualizações nas buscas (search) que foram projetadas para fornecer resultados mais personalizados.

Além disso, o Google também implementou mudanças na classificação para facilitar a busca por conteúdos que contenham perspectivas pessoais e/ou que demonstrem conhecimento novo e original, isto é, de “primeira mão”.

De acordo com a VP de Pesquisa do Google, a ideia é que essas alterações ajudem os usuários a encontrar informações, por mais específicas que sejam.

As mudanças na classificação feitas pelo Google irão impactar no posicionamento dos resultados de pesquisa, privilegiando os conteúdos que demonstrem ser perspectivas de “primeira mão”. Esses conteúdos irão aparecer em posições mais altas nos resultados de pesquisa do que os demais, segundo o anuncio da companhia.

Essa alterações visam facilitar a encontrabilidade de conteúdos que compartilhem experiências individuais, conselhos, opiniões e outros conhecimentos quando um usuário estiver buscando informações.

Neste mesmo sentido, de identificar mais facilmente informações mais específicas, o Google também está expandindo seus esforços para adaptar os resultados com base no histórico de pesquisa e nos interesses pessoais. Portanto, o Google caminha para oferecer cada vez mais resultados personalizados a depender do usuário.

Por exemplo, um desses recursos que será lançado em breve nos EUA. O botão “follow” possibilita os usuários a “seguirem” tópicos específicos diretamente nos resultados da Pesquisa (veja a imagem em destaque), como seu time de futebol, estilo musical ou de culinária.

A partir do uso desse recurso, que baseia em personalização, como mostrar pesquisas recentes e atividade de contas do Google nos resultados de pesquisa, o usuário poderá ver artigos sugeridos sobre o tópicos que está seguindo diretamente no seu feed.

E mais, o Google tem por objetivo facilitar a redescoberta de sites frequentemente visitados e começará a mostrar informações sobre criadores de conteúdo, como contagens de seguidores e outros, em diversos resultados de busca.


Impactos no SEO

Destaco abaixo alguns impactos em SEO que podemos refletir a respeito:

  • Embora o recurso de seguir pareça voltado para personalizar experiências individuais, sites que produzem conteúdo de alta qualidade sobre tópicos populares podem ver um aumento no tráfego, já que o Google passará a destacar essas páginas para usuários interessados.
  • Apesar de os recursos de personalização impactarem mais significativamente os usuários logados, eles também podem alterar os resultados para pesquisas gerais.
  • O plano do Google de tornar os sites frequentemente visitados mais fáceis de serem encontrados levanta questões sobre quais métricas serão usadas para promover esses sites. Podemos imaginar que medidas atuais de engajamento do usuário, tempo no site e quantidade de visitas desempenharão um papel importante na escolha dos sites que serão apresentados aos usuários.
  • Esse novo foco de destacar informações sobre criadores de conteúdo apresenta novas oportunidades de otimização. Um criador de conteúdo com autoridade, bom número de seguidores e alto engajamento pode sinalizar confiança. Assim, destacar essas informações pode facilitar ao Google a indexar essas informações melhor.

Paulo Moreira

Eu sou o que eu faço profissionalmente? Eu sou meu crachá? Se sim, tenho experiências como gestor de negócios digitais, em especial e-commerce's e marketplace's, além de ser professor, colunista e palestrante. Tenho formação em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Se não, sou inventor, escritor, criador de conteúdo, artista, humorista, companheiro, filho ... e assim por diante. Ou seja, sou só mais um cara comum com muitas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *