SEO para o SGE do Google

SEO para o SGE do Google

A Experiência Generativa de Pesquisa do Google (SGE) fornece respostas para consultas que são geradas por inteligência artificial. Na prática, é uma pesquisa de Inteligência Artificial (IA) conversacional, isto é, um mecanismo de resposta impulsionado por IA. O Bard, chatbot de IA do Google, é quem alimenta a SGE do Google.

Sobre a SGE, o Google lançou um teste limitado dela em maio desse ano (2023) e, desde então, aprimorou o layout e as respostas. De acordo com artigo publicado (do qual utilizei para a criação deste material), o Google prepara um lançamento mundial completo, tornando a SGE o futuro da pesquisa.


Resultados Orgânicos

Os resultados orgânicos do Google não irão desaparecer, ainda que respostas geradas por IA signifiquem:

  • Empurrar os resultados orgânicos mais abaixo na página;
  • Inclusão de elementos visuais como imagens e vídeos relacionados;
  • Adição de links como referências para informações adicionais.

As respostas de IA da SGE são a evolução das “featured snippets” (caixas de resposta). Tais respostas incluem “Faça uma pergunta de follow-up”, incentivando quem faz a pesquisa a explorar e aprofundar ainda mais sobre o tópico.

Ao contrário dos “featured snippets”, as respostas da SGE:

  • Incluem produtos, mapas e outras informações com base na intenção de pesquisa percebida;
  • Apresentam conteúdo gerado pelo usuário, como threads do Reddit, respostas do Quora e avaliações de clientes.

Além disso, as respostas gerados pela SGE nem sempre respondem a pergunta feita. Por exemplo, a pesquisa por “melhores laptops” na SGE inclui resultados como “RAM vs. Processador – Qual é mais importante para o seu negócio?”, ou “Qual é a importância de um teclado e mouse com um computador?”, ou ainda “Noções básicas de computador: computadores portáteis.” (em tradução livre de resultado em inglês).

Esses resultados podem ajudar quem pesquisa a tomar uma decisão fundamentada, mas não respondem diretamente à consulta inicial de recomendar ou sugerir os melhores laptops.

Captura de tela dos resultados de pesquisa da SGE para "melhores laptops" Os resultados da SGE para "melhor laptop" incluem respostas não relacionadas à compra.

Após revisão realizada nos mecanismos de pesquisa alimentados por IA, descobriu-se que, em vez de simplesmente classificar os resultados com base em sua relevância para uma consulta, a pesquisa de IA forneceu uma ampla variedade de respostas. A versão mais recente da SGE liberada pela Google valida essa observação.


SEO para SGE

O SGE utiliza dos modelos e da infraestrutura existentes do Google, como:

  • Páginas da web indexadas;
  • Knowledge graph (“Gráfico do Conhecimento”), incluindo entidades conhecidas e conceitos associados;
  • Resultados de compras do Google Merchant Center, utilizando-se dos feeds de produtos de sellers;
  • Resultados de mapas do Perfil de Negócios do Google, anteriormente Google Meu Negócio.

Desta forma, podemos entender que as formas de otimização para pesquisa orgânica não mudam muito:

  • Criação de conteúdo relevante que atenda às necessidades de seus público-alvo;
  • Otimização de páginas de produtos e categorias com base no perfil desses usuários;
  • Estruturação do site para destacar páginas com base na audiência;
  • Uso de ferramentas de envio de publicações (Search Console para o Google), a fim de garantir que o conteúdo seja indexado e, portanto, visível para Bard.
  • Obtenção de backlinks externos, uma vez que eles impulsionam o Google Discover e o Knowledge Graph, entre outros benefícios. Os backlinks são especialmente importantes para links de co-citação nos resultados da SGE, que colocam seu site ao lado de domínios conhecidos, estabelecendo assim a associação entre eles.

Com o tempo, é provável que o Google altere o SGE muitas vezes ainda antes do lançamento público global. Porém, os fundamentos da SGE permanecerão, e portanto, continuarão a depender dos dados do Google. Isso certamente incentivará cliques em sites externos. Por isso, apesar da crença popular, não é do interesse do Google manter quem pesquisa o tempo todo em seu site. Afinal, todo o modelo de receita do Google (leia-se “publicidade”) depende de cliques.


Mudanças na Pesquisa Orgânica

Com a chegada do SGE o que é possível afirmar, com certo grau de certeza, é que os resultados da pesquisa orgânica provavelmente se tornarão mais imprevisíveis. O que foi possível se ver até agora, através dos testes, é que as respostas da SGE diferem dependendo de quem pesquisa, tornando muito mais difícil saber em quais resultados as pessoas clicaram para se chegar a uma página de destino.

Com isso, podemos dizer que as jornadas de compra serão mais complicadas. Essa tendência não é nova, já que o Google cada vez mais fornece resultados diversos que distraem os pesquisadores de sua intenção inicial. Contudo, a natureza dinâmica das respostas da IA tende a ampliar ainda mais as jornadas de busca dos pesquisadores.

Paulo Moreira

Eu sou o que eu faço profissionalmente? Eu sou meu crachá? Se sim, tenho experiências como gestor de negócios digitais, em especial e-commerce's e marketplace's, além de ser professor, colunista e palestrante. Tenho formação em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Se não, sou inventor, escritor, criador de conteúdo, artista, humorista, companheiro, filho ... e assim por diante. Ou seja, sou só mais um cara comum com muitas ideias.

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