Como alterar o País de Origem na busca do Google? Truque rápido.

Como alterar o País de Origem na busca do Google? Truque rápido.

Vez ou outra, muitos profissionais de digital que atuam com projetos presentes em mais de um país, querem/precisam mostrar, durante uma reunião de apresentação com um cliente, ou mesmo com a diretoria da empresa, algo fora do script, como por exemplo, o posicionamento de uma página para uma determinada busca em outro país.

Nesse momento, você pode não estar com a melhor ferramenta em mãos. Aquele software de SEO preferido, ou acesso ao website que mais gosta, ou ainda plugin que geralmente utiliza para mapear os diferentes países, principalmente se estiver em um computador diferente do que costuma utilizar. Quem nunca?

Você se identificou com a situação? Então, continue lendo para ver uma maneira bem simples para agir quando isso acontecer!

Bom, não é surpresa para ninguém que o Google (assim como outros buscadores) tenta customizar os resultados de buscas baseado na sua localização, identificando o endereço de IP do usuário ou localização via GSM.

Do ponto de vista do usuário Google, isso pode ser realmente positivo, principalmente, quando estamos procurando um endereço durante um trajeto pelo celular.

Porém, para profissionais de SEO e outros, que trabalham com múltiplos países, ou quando estão em viagens internacionais e precisam checar resultados, ou ainda, aqueles que utilizam de ferramentas de proxy para coletar dados e por isso estão com sua localização definida pelo servidor do proxy, este comportamento do Google pode resultar em alguns problemas.

Nestas ocasiões, em que estamos desamparados das ferramentas de preferência, seja plugin, website ou software, o truque da inserção manual do parâmetro “gl” pode ser muito útil (e prático).

Como isso funciona?

Para esta dica funcionar bem, o primeiro passo é utilizar seu navegador em modo anônimo.

Vamos lá, vou fazer um exemplo com o Google Chrome, usando IOS. Mas não se preocupe, o navegador não fará muita diferença, se estiver utilizando um dos mais comuns, provavelmente haverá uma forma de ativar o “modo anônimo”.

No Google Chrome, o atalho para abri-lo é Ctrl + Shift + n (Windows) ou ⌘ + Shift + n (Mac).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma vez no modo anônimo, a dica é acessar o endereço “google.com”. Isso porque, neste ambiente, consegue-se ter uma ideia melhor se o truque está dando certo. Pois, para otimizar os resultados, antes de aplicar o parâmetro, é interessante observar 04 elementos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1 – O endereço: Google.com:

Verifique se realmente está neste endereço. É muito comum o usuário utilizar algum plugin, software ou outros, que acabam por fazer uma busca no Google através de outro recurso. Neste caso, o endereço URL provavelmente não estaria “limpa”, como deve estar.

2 – Modo Anônimo:

É sempre bom confirmar se você ainda está no modo anônimo. Enquanto estiver, o ícone do “detetive” (é assim que eu chamo esse ícone 😀) será exibido. É importante que continue assim.

3 – “Fazer Login”:

Outro detalhe importante é observar se realmente está “deslogado” de qualquer usuário. No modo anônimo isto é padrão, mas, é sempre bom confirmar.

Todos esses são elementos que o Google utiliza para realizar a “Geolocalização”. Há outros, e, é importante dizer que, mesmo com esta dica funcionando, ainda há alguns aspectos que o Google pode utilizar para exibir o resultado da busca visando considerar a sua localização.

4 – Brasil:

Este último é interessante você saber, para entender qual é o país do qual o Google usará para trazer seus resultados de busca.

E bem, é isso que queremos mudar.

Com tudo isso correto até aqui, vamos ao termo de busca.

Vamos procurar por escolas de inglês baratas em Sydney (Austrália). Para isso, pesquisei por “english school sydney cheap”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Rolando a página até o final, notem que mesmo assim o Google ainda consegue estimar sua localização, aqui, baseado no IP – fator este que pode ser modificado com o uso de proxys, por exemplo.

Ou seja, o resultado desta página ainda não reflete o resultado na Austrália, que é o que interessa.

Então, chegou a hora do “pulo do gato”.

O “pulo do gato”

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Então, para você conseguir alterar o país que o Google está utilizando de referência, acrescente no final da URL o parâmetro &gl= e dê a busca.

No meu caso, para a buscar na Austrália, inseri &gl=au, sendo au o código do país Austrália.

Observe que, desta vez, rolando a página até o final, aparece escrito “Austrália” ao invés de “Brasil”.

Bacana, não é? Na hora do aperto, isso pode ajudar muito!

Vejam as diferenças:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Percebam que tivemos diferenças tanto em posicionamento, quanto nos resultados exibidos, sendo que obtivemos na Austrália até um resultado novo, dentro desta dobra de tela.

E o mesmo ocorreu com os resultados advindos do “maps”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para deixar mais nítido os resultados, fiz um segundo teste, com uma keyword mais genérica “learn english online”.

Agora, a diferença é muito mais perceptível, incluindo 4 resultados diferentes na Austrália. O único que aparece tanto no Brasil quanto na Austrália está com 2 posições de diferença. Além disso, no Brasil ainda é exibido o quadro de perguntas e respostas que o Google traz via “scraping”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bem, se você leu até aqui, observou que o exemplo que dei foi com o país Austrália. Todo código de país, isto é, o “country code”, é composto somente por duas letras para o Google.

Para descobrir o código do país que deseja fazer com que o Google considere na origem da busca, você pode conferir no link a seguir: https://developers.google.com/custom-search/docs/xml_results_appendices#country-codes

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É isso, se você gostou desta dica, curta, compartilhe e comente! Até uma próxima!

Paulo Moreira

Eu sou o que eu faço profissionalmente? Eu sou meu crachá? Se sim, tenho experiências como gestor de negócios digitais, em especial e-commerce's e marketplace's, além de ser professor, colunista e palestrante. Tenho formação em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Se não, sou inventor, escritor, criador de conteúdo, artista, humorista, companheiro, filho ... e assim por diante. Ou seja, sou só mais um cara comum com muitas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *